CientíficaLab

Atendimento ao Cliente

(11) 2626-7069

Fique Atualizado

Gostaria de receber informações e novidades sobre a CientíficaLab?

Autorizo o recebimento de informações via e-mail.

Não tenho interesse em receber informações via e-mail.





Masculino Feminino



Atenção: O nono digito (9) será adicionado automaticamente nos celulares de SP.


Enviando
Aguarde. Estamos redirecionando para a página de
Resultados de Exames.

Certificações

Conheça as certificações de qualidade recebidas pela CientíficaLab.

Saiba mais

Sobre a CientíficaLab

Informações gerais sobre a CientíficaLab.

Saiba mais

Sobre a DASA

Informações gerais sobre a DASA, maior empresa da América Latina e quarta maior do mundo.

Saiba mais

Sustentabilidade

A DASA está comprometida a ser uma empresa socialmente responsável, trabalhando preocupada com o bem-estar da comunidade e com o meio ambiente.

Saiba mais

Tuberculose

Tuberculose

 

Definição

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta, na maioria das vezes, os pulmões, mas também pode atacar outros órgãos, como ossos, fígado, meninges e rins.

Causas

A tuberculose é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (BK). Como a transmissão é direta, a aglomeração de pessoas é o principal fator de risco para a contaminação. Ao falar, espirrar ou tossir, o doente expele pequenas gotículas de saliva, que podem ser aspiradas por outro indivíduo, contaminando-o.

Pacientes imunodeprimidos (AIDS, pós-transplante e gestantes) são mais suscetíveis. Outros fatores que levam à diminuição da resistência orgânica, como desnutrição, falta de higiene, tabagismo e alcoolismo, favorecem o aparecimento da doença.

Sintomas

Na maioria dos pacientes contaminados, os sinais mais frequentes são tosse seca, seguida da presença de secreção e posteriormente de sangue, cansaço excessivo, febre baixa (normalmente à tarde), sudorese predominantemente noturna, palidez, falta de apetite, rouquidão, emagrecimento, indisposição, fraqueza e prostração.

Nos casos graves, o paciente apresenta dificuldade de respiração, secreção com grande quantidade de sangue e acúmulo de pus na pleura, com ocorrência de dor torácica.

Diagnóstico

Todo indivíduo com tosse ininterrupta por mais de três semanas deverá procurar o médico e fazer o exame do escarro (baciloscopia). Esse exame é muito importante porque permite descobrir aqueles doentes que eliminam os bacilos e que são, portanto, fonte de transmissão.

Tratamento

Procurar um médico com regularidade e, principalmente, aos primeiros sinais da doença é fundamental para que ele possa indicar o melhor tratamento para cada caso. Somente o médico deverá orientar o paciente em relação aos procedimentos adequados e ao uso de remédios.

O tratamento com antibióticos é eficaz, desde que seja utilizado pelo tempo determinado. O tratamento completo dura de seis a nove meses, dependendo do caso. Entretanto, devido à falta de adequado esclarecimento e ao desaparecimento dos sintomas, muitos pacientes abandonam o tratamento precocemente, favorecendo o aparecimento de bacilos mais resistentes. Para evitar que isso aconteça, é fundamental que o paciente seja acompanhado durante todo o período do tratamento pelo médico.

Prevenção

A principal prevenção de tuberculose é a imunização das crianças com a vacina BCG. É fundamental evitar o contato direto com pacientes que tenham o exame de escarro positivo. Pacientes imunodeprimidos devem ter prevenção ainda maior.

 

Editora médica: Dra. Anna Gabriela Fuks (615039RJ)
Jornalista responsável: Roberto Maggessi (31.250 RJ)

 

Veja também:   

Compartilhe:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Indicar para um Amigo
  •  

    Indique para seu Amigo




















 
 
 
CientíficaLab © 2017 CientíficaLab. Todos os direitos reservados.