Conheça as certificações de qualidade recebidas pela CientíficaLab.
Informações gerais sobre a CientíficaLab.
Informações gerais sobre a DASA, maior empresa da América Latina e quarta maior do mundo.
A DASA está comprometida a ser uma empresa socialmente responsável, trabalhando preocupada com o bem-estar da comunidade e com o meio ambiente.
É uma doença febril aguda causada por um vírus que pode apresentar quadro clínico de gravidade bastante variável. Existem 4 sorotipos diferentes do vírus Den-1, Den-2, Den-3 e Den-4. Quem já contraiu um sorotipo não se infecta novamente pelo mesmo sorotipo, mas ainda está susceptível aos outros, ou seja, uma pessoa pode ter dengue mais de uma vez.
A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus transmissor da doença. Ao contrário do mosquito comum, tem hábitos diurnos, ou seja, ele pica preferencialmente durante o dia. Ao picar uma pessoa infectada pelo vírus da dengue o mosquito se torna transmissor da doença ao picar outras pessoas, transmitindo o vírus que se aloja em suas glândulas salivares.
Com o verão, a incidência das chuvas é maior e, consequentemente, aumenta a proliferação do mosquito transmissor da dengue na áreas peridomicílio. O mosquito deposita os seus ovos em pequenas poças de água limpa acumulada dentro das residências ou em quintais (pneus velhos, vasos de plantas, garrafas vazias etc.).
A infecção causada por qualquer um dos quatro sorotipos do vírus da dengue apresenta um período de incubação de 7 a 10 dias e produz as mesmas manifestações clínicas. As manifestações iniciais do dengue clássico são febre alta de início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, muita dor no corpo e às vezes vômitos. Três a quatro dias após o início da febre podem ocorrem manchas vermelhas pelo corpo (parecidas com as do sarampo ou rubéola) e coceira. Menos frequentemente podem ocorrer dor abdominal intensa, pequenas manchas avermelhadas ou arroxeadas, sangramentos e desmaios.
No dengue clássico, após 4 ou 5 dias do início do quadro, começa a melhorar e recupera-se por completo em cerca de 10 dias. Em alguns casos, nos três primeiros dias que a febre começa a ceder, pode ocorrer diminuição acentuada da pressão sanguínea. Esta queda da pressão caracteriza a forma mais grave da doença, chamada dengue hemorrágico. Apesar do nome ser sugestivo para que se pense que ocorra sangramentos sempre, isto não é verdadeiro. A gravidade está relacionada, principalmente, à diminuição da pressão sanguínea, que pode ser muito grave, e até levar ao óbito.
O período crítico são os três primeiros dias depois que a febre começa a desaparecer, quando podem aparecer os seguintes sintomas que indicam risco de dengue hemorrágico:
Não. Apesar de ser mais frequente em pessoas que já tiveram dengue por um sorotipo e contraem a doença por outro sorotipo, o dengue hemorrágico pode acontecer mesmo em quem tem a doença pela primeira vez.
Existem 4 sorotipos de dengue, logo o indivíduo pode ter dengue até 4 vezes. A cada vez que contraímos a dengue por um sorotipo ficamos protegidos permanentemente contra novas infecções por aquele sorotipo.
O diagnóstico é clínico (baseado nos sintomas e no exame físico do paciente) e laboratorial. Dentre os exames laboratoriais citam-se o hemograma (que fornece informações iniciais importante assim como indícios de uma evolução desfavorável), a sorologia para dengue (permite determinar se a pessoa possui anticorpos contra o vírus) assim como a tipagem do vírus que permite determinar o sorotipo em questão.
Os exames laboratoriais deverão ser realizados a critério do médico assistente. Recomenda-se, entretanto, que se espere pelo menos até o quinto dia do início dos sintomas para realizar a sorologia já que ela depende da presença de anticorpos contra o vírus. Ao contrário, a tipagem do sorotipo viral deve ser feita de preferência na primeira semana da doença, período no qual a viremia é maior.
Não há tratamento específico para a dengue. Normalmente está indicado apenas o uso de “sintomáticos” (analgésicos e antitérmicos), a critério do médico assistente. É importante lembrar que devem ser evitados medicamentos que contenham ácido acetil-salicílico (AAS®, Aspirina®, Melhoral® etc.), assim como antiinflamatórios (Voltaren®, Profenid® etc.) pelo maior risco de sangramentos.
A maneira mais eficaz de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito. O fumacê é útil para matar os mosquitos adultos, mas não acaba com os ovos. Para prevenir a proliferação de ovos, podemos ajudar fazendo a nossa parte como:
ATENÇÃO: Lembre-se que os ovos depois de depositados podem sobreviver até cerca de 450 dias agarrados às paredes dos recipientes por muito tempo, mesmo sem água. Ao se repor a água novos mosquitos nascerão. Desta forma é muito importante a limpeza frequente das caixas d´água, pratos de vasos de plantas e lajes, sempre esfregando bem.
Veja também: